Aikido Brasil > Kisshomaru Ueshiba


Blog Aikido Brasil


Kisshomaru Ueshiba

Kisshomaru Ueshiba
Kisshomaru Ueshiba (1921-1999)

Kisshomaru Ueshiba foi o filho caçula de Morihei Ueshiba, fundador do Aikido. Nasceu na cidade de Ayabe no dia 27 de Junho de 1921.


Kisshomaru começou a treinar seriamente enquanto era adolescente no ano de 1937 e, em 1938, já aparecia recebendo ukemi de seu pai no livro BUDO. Ele se tornou o diretor do Kobukan Dojo enquanto ainda estudava na universidade em 1942, logo após a retirada de seu pai para Iwama. Em 1946, se formou pela universidade de Waseda em Economia.


Depois da guerra, no começo de 1948, Kisshomaru supervisionou o desenvolvimento do novo Aikikai Hombu Dojo. Ficou empregado por alguns anos em uma empresa de seguros até largar este empprego definitivamente em 1955 e dedicar-se totalmente ao crescimento da Aikikai. Em 1957, Kisshomaru publicou seu primeiro livro sobre Aikido que tornou-se um sucesso sendo editado diversas vezes. Desde então, ele foi autor de mais de 20 volumes sobre a arte.


Em 1963, Kisshomaru fez sua primeira viagem internacional para os Estados Unidos e, subsequentemente, viajou em diversas ocasiões para a América do Norte, do Sul e Europa. Kisshomaru Ueshiba teve papel fundamental na expansão e divulgação da organização Aikikai em torno do mundo. Sua influência ténica também foi muito grande.


Kisshomaru gradualmente modificou o currículo técnico da Aikikai reduzindo o número de técnias ensinadas e padronizando a nomenclatura. O seu estilo de movimentos fluídos ainda é utilizado em diversos dojos.


Após a morte de seu pai em 1969, Kisshomaru herdou o título de Doshu que significa "O Guardião do Caminho."


Kisshomaru esteve em visita ao Brasil nos anos de 1978 e 1990.


No dia 04 de Janeiro de 1999, Kisshomaru faleceu aos 77 anos.

Apoio:

Aikido - Instituto União


Arte da Paz


Anuncie


Propaganda





Aikido Brasil | Política de Privacidade