Aikido Brasil > Morihei Ueshiba


Blog Aikido Brasil


Morihei Ueshiba (O'Sensei)

Morihei Ueshiba
Morihei Ueshiba aos 85 anos

O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, também conhecido por O'Sensei, nasceu na cidade de Tanabe (Japão) no dia 14 de Dezembro de 1883. Ele era o quarto filho (único filho homem) de Yoroku e Yuki Ueshiba. De seu pai, Morihei herdou a determinação de um samurai e o interesse por assuntos públicos, e de sua mãe herdou um intenso interesse por religião, poesias e artes.


Morihei Ueshiba era uma criança sensível e estava frequentemente doente. Aos seis anos de idade, começou a estudar em um templo budista local, onde aprendeu a entoar os mantras sagrados e até cogitou a idé de se tornar um monge budista. Morihei passou grande parte de sua infância em meio a natureza.


Seu pai, Yoroku Ueshiba, contava histórias do bisavô de Morihei, Kichiemon, que era conhecido por ter sido um dos samurais mais fortes de sua época. Yoroku também encorajou o filho a desenvolver-se através da prática do sumô e da natação. Morihei treinava seu corpo intensamente e finalmente se convenceu da necessidade de ser forte após seu pai ter sido atacado e surrado por uma gangue contratada por políticos rivais. Todas as vezes que havia um campeonato de sumô, Morihei era o primeiro a se inscrever e, frequentemente saía campeão. Ele tinha se decidido a se tornar tão forte para derrotar qualquer pessoa que o desafiasse.


Muito bom em matemática, empregou-se aos 17 anos de idade como assessor de um escritório de coleta de impostos, sendo considerado um ótimo trabalhador, mas durante um período foi obrigado a administrar um novo imposto dirigido aos agricultores e pescadores. Convencido que os impostos eram injustos, ele indignou-se e veio a se tornar líder do movimento de protesto.


Em 1902, Morihei mudou-se para Tóquio, onde abriu um a pequena loja de suprimentos. Durante sua estadia em Tóquio, descobriu que tinha afinidades com as artes marciais treinando Jujutsu no Dojo Kito-ryu e Shikage da espada Japonesa. Nesse período teve uma grave crise de béri-béri que o fez deixar tudo para os empregados e voltar à Tanabe. Logo após o retorno à Tanabe, Morihei casou-se com Hatsu Itogawa que era uma parente distante.


Morihei Ueshiba - Parte 2 >>>

Apoio:

Aikido - Instituto União


Arte da Paz


Anuncie


Propaganda





Aikido Brasil | Política de Privacidade